terça-feira, 23 de abril de 2013

“É fácil eu conseguir emprego na minha área no Canadá?”


Olá Pessoal;
Trouxe aqui um post fantástico do Caio Prezia (Canadá para Brasileiros) que vale muito a pena ler... Ler e compartilhar! Espero que gostem!
Para ter acesso a postagem original: Click Aqui!
Por favor leia esse post até o final se você algum dia já pensou nisso ou ainda mesmo me enviou um e-mail perguntando o seguinte: “Você acha que é fácil eu conseguir emprego na minha área no Canadá?”.
are-you-ready
Eu garanto que esse post irá sanar boa parte de suas dúvidas relacionadas ao tema.
Eu decidi escrever esse post pois essa é a pergunta que mais recebo. A cada 10 emails, 5 deles são sobre a facilidade de se trabalhar na área de formação aqui no Canadá.
Vou confessar uma coisa para você: o que me incomoda nesta pergunta é o termo “fácil”. Outra coisa que me incomoda é o fato da pessoa não estar aberta a trabalhar também em outras áreas no Canadá. (Sem dúvida é mais fácil adaptarmos ao mercado de trabalho canadense, do que o mercado se adaptar ao nosso currículo e formação).
Todos as perguntas que eu recebo através de meu blog e no Canada para Brasileiros são arquivadas em uma base de dados. Curioso notar que em 90% dos emails a palavra “fácil” aparece. Ainda, cerca de 80% das mensagens as pessoas querem saber somente como trabalhar na área em que já atuam no Brasil.
Como então eu poderia te responder sobre a facilidade de você atuar em sua área de formação aqui no Canadá?
Para eu poder dar uma resposta mais precisa, eu teria que pelo menos conversar com cada um de vocês por telefone, entender mais sobre sua vida e que tipo de pessoa você é, para aí sim dar um parecer se você teria uma certa facilidade ou não em conseguir emprego no Canadá. Infelizmente eu não tenho como fazer isso e mesmo que eu pudesse, não seria uma resposta precisa, pois existem diversos fatores envolvidos nisso.
Tá Caio, até agora você só falou, falou e falou mas eu continuo com a mesma questão na minha cabeça! Pare de enrolar e responda!
Sim, pelo menos essa é a intenção deste post. Relaxe, eu ainda nem comecei.(rsrsrs)
Vamos então inverter um pouco a situação. Eu vou te contar como eu fiz para conseguir um emprego aqui e vou te falar se foi fácil ou difícil.
Mas antes eu quero deixar claro uma coisa: eu nunca me preocupei se seria fácil conseguir um emprego na minha área aqui no Canadá. Planejei minha viagem com 1 ano e meio de antecedência e só comecei a pensar nisso depois de uns 6 meses que já estava aqui. Ou seja, por aproximadamente 2 anos eu não me preocupei com isso. Meu foco era melhorar o inglês e melhor me adaptar à cultura canadense.
Portanto, o fato de eu querer ficar no Canadá não estava relacionado com minha profissão mas sim com o estilo de vida que eu gostaria de ter.
Eu sempre pensei da seguinte forma: eu trabalharia em qualquer área se eu pudesse continuar no Canadá. O meu objetivo de vida sempre foi mais importante e maior do que minha mera trajetória profissional.

Procurando por trabalho no Canadá

Comecei a me preocupar com o trabalho e imigração somente depois de muitos meses morando no Canadá. Meu dinheiro estava acabando e meu visto de estudante iria expirar em alguns meses.
O que eu fiz então?
A opção mais óbvia que eu tinha era:
1) Ter apenas um plano onde eu focaria 100% na procura por emprego para obter uma oferta “oficial” para imigrar.
O problema é que eu não gosto de fazer as coisas tendo apenas um plano, mas sim também Plano B e C. O maior risco para mim era ter apenas UM plano (arriscar e ter que voltar para o Brasil).
Na época eu tinha somente cerca de 3 mil dólares a minha disposição e fiz o seguinte: me matriculei em um curso de Web Design de 1 ano e que permitia 1 ano de estágio. Eu poderia fazer o estágio depois de 6 meses do início do programa ou depois que terminasse.
Bom, você deve estar se perguntando: “mas apenas 3000 mil dólares é suficiente para se matricular em um college?” . (Aí que vem a parte interessante da história…)
Normalmente não, mas eu tinha que fazer isso. Esse era meu plano B e o melhor plano de todos. Eu confiava nesta opção e tinha que torná-la possível.
Mas por que essa opção era tão boa?
- Por que eu ganharia um tempo precioso pois teria um visto de quase 2 anos. Entendeu?!
Durante uma semana fiquei em casa pesquisando por colleges e fui em três deles. Nos dois primeiros eu não tive muito sucesso (ainda tinha chances, mas estava mais difícil), no terceiro eu tinha que fazer algo diferente. Cheguei e falei o seguinte para o funcionário:
- Eu tenho somente 3 mil dólares aqui comigo e quero estudar no seu college. O problema é que eu não tenho todo o dinheiro no momento mas sei que posso conseguí-lo ao longo do programa. Eu já fui em dois outros colleges e eles me aceitaram, mas o que eu quero realmente é estudar aqui.
A funcionária respondeu: Bom, mas e se você não conseguir o dinheiro para continuar estudando? (detalhe: estavam faltando 10.000 dólares para o valor total….)
Eu respondi: Esse é um risco meu, não seu, concorda? (sorriso)
Funcionário do college: Deixa eu falar com o dono do college, me dê alguns minutos.
Após cerca de 15 minutos aparece o dono do college (me lembro dessa cena como se fosse ontem)
Dono do college: Ela me disse que você quer estudar aqui mas não tem todo o dinheiro do curso né? Eu quero te ajudar mas preciso de alguma segurança ou mais detalhes…
Eu: Bom, esse curso é de Web Design certo? Eu tenho 7 anos de experiência nessa área e posso mostrar meu portfólio para você agora mesmo. Inclusive eu dei uma pesquisada no site de vocês e vi que tenho inclusive uma experiência muito semelhante a dos professores. Posso fazer trabalhos e projetos com qualidade e eu acho que isso seria positivo para seu college.
Dono do college: mas se você tem toda essa experiência, porque quer estudar aqui desde o básico?
Eu: Eu quero imigrar para o Canadá mas quero fazer tudo dentro da lei. Sei que seu medo é que eu pegue apenas a carta de aceitação, aplique para o visto e suma. Mas não é isso que eu quero. Eu estou focado em melhorar aquilo que já sei, fazer um network e entrar no mercado de trabalho canadense. Eu acredito que tendo uma experiência estudando aqui será positivo durante minha busca por emprego…
Dono do college: Sim, faz sentido. Mas e a questão do dinheiro, eu ainda não entendi como você vai pagar.
Eu: Sei que você tem clientes externos que procuram por desenvolvedores. Posso trabalhar de graça nesses projetos e você deduz o valor que eles te pagarem da minha mensalidade. Posso também refazer o site aqui do college e se você gostar, pode me dar uns créditos pelo trabalho.
Dono do college: não é uma má ideia, mas..
Eu: E tem mais: como eu já tenho experiência nessa área, você poderia eliminar alguns créditos, assim a minha dívida seria menor. Dê uma olhada no meu portfólio, eu posso mostrar a você aquilo que sei fazer e você avalia o que pode ser transferido. Mesmo que eu não precise fazer todas as matérias, eu virei em todas as aulas. Não se preocupe.
Dono: Eu acho que não é uma má ideia. Ok, vamos tentar.
(ainda um pouco desconfiado, mas convencido o suficiente para deixar eu me matricular)
6 meses depois…já como estudante do college
Eu virei para o dono do college e disse: Recebi uma oferta de emprego da empresa ‘X’. Você sabe que uma oferta de emprego para mim agora é importante mas eu gosto daqui e se eu tivesse uma oferta sua, com certeza aceitaria.
Dono do college: Ok, eu posso te ajudar no processo da sua imigração e dar essa oferta de emprego.
Pronto! Emprego conseguido e Imigração a caminho.

O primeiro emprego a gente nunca esquece

Voltamos agora no tempo, bem antes de seu ser contratado pelo college. Quero contar para você como eu consegui o meu primeiro emprego no Canadá:
  • Passei umas 3 semanas preparando meu currículo. Pesquisei bem o formato que é feito no Canadá.
  • Pedi para um amigo Canadense revisar o currículo..
  • Pesquisei os termos usados na minha área para poder falar na mesma língua e não simplesmente fazer uma tradução genérica.
  • Pesquisei por vagas específicas na minha área e foquei nelas
  • Enviei mais de 10 currículos
Em uma dessas vagas que enviei meu curriculum a dona da empresa morava em North Vancouver e estava tendo problemas com os sites dela (foi a forma que ela anunciou na internet). Bom, pensei comigo: “Quem sabe ela não tenha outros projetos – além dos problemas – e eu posso trabalhar lá”.
No telefone ela me explicou os problemas e me disse que talvez tivesse outros trabalhos para fazer. Pensei: “Bingo”.
Eu: Vamos fazer assim, amanhã cedo estarei aí acredito que posso resolver os problemas até a hora do almoço. Se você gostar do meu serviço, a gente pode conversar sobre os outros trabalhos.
Essa senhora (de uns 60 anos) morava em uma mansão em North Vancouver e o terceiro andar ficava a empresa dela. Uma pessoa fantástica com quem aprendi muito sobre business.
Ela ficava na mesa dela comprando e vendendo ações no sistema da Bolsa de Valores daqui do Canadá e também gerenciando duas agências de intercâmbio que ela era dona (para os mercados japoneses e coreanos).
Pra ser sincero, esse foi um dos empregos que mais gostei mesmo que eu tenha feito pouca coisa da minha área. A maior parte do tempo eu lidava com coisas relacionadas ao site mas que não tinha muito a ver com o que eu realmente fazia. Fiz coisas que eu nunca tinha feito antes como: flyers para a empresa de Imobiliária da filha dela, pesquisa de mercado, etc.
Esse emprego não me ajudou na imigração e na minha área em específico mas muito em outros conhecimentos. Trabalhei lá 3 vezes por semana durante 5 meses. Foi durante meu trabalho com ela que eu criei a nossa agência de intercâmbio (que temos desde 2006) e já ajudamos milhares de estudantes a virem fazer intercâmbio no Canadá. Coincidência? rs
Você deve estar pensando agora “Mas Caio, você ainda não falou se é fácil ou não arrumar emprego no Canadá”
Minha resposta: Não acho que tenha sido muito difícil…
Foi uma jornada que teve diversas etapas e se eu não estivesse aberto para aprender outras coisas ou refazer coisas que já tinha feito antes, eu não teria conseguido atingir meu objetivo.
O problema que eu vejo é que muita gente fica restrita apenas a um cargo ou área em específico e foca naquilo de uma forma muito direta.
No meu primeiro emprego com a senhora de North Vancouver, eu não trabalhei muito na minha área mas aprendi muitas outras coisas (que foram fundamentais em definir o que eu faço hoje no Canada para Brasileiros e seus produtos)
No meu segundo emprego (no college) eu tive que fazer coisas que já tinha feito milhares de vezes antes. Em alguns momentos chegou a ser um pouco monótono o trabalho porque erá fácil demais. Eu tive também que frequentar as aulas que eu poderia na verdade estar no lugar do professor (que inclusive é o que eu faço também hoje em dia).
Mas eu tive a paciência de deixar as coisas acontecerem e ver tudo a longo prazo.
Se a sua maior preocupação agora é se você vai conseguir emprego na sua área,talvez você ainda não esteja preparado para imigrar.

Uma última história sobre trabalho no Canadá

Uma vez eu tive uma oferta de emprego para trabalhar cuidando dos barcos aqui em Vancouver. Na época meu visto de trabalho permitia apenas que eu fizesse algo na área relacionado ao programa que eu cursava (Computação e Business), o que acabou me impedindo de pegar essa vaga (embora eu estivesse muito a fim de trabalhar com barcos no cais aqui de Vancouver).
Confesso para você: eu prefiro trabalhar limpando barcos aqui no Canadá do que ser um gerente de uma empresa Web no Brasil. O que me fez querer vir para o Canadá foi o estilo de vida, segurança e onde eu iria ter a minha futura família – e não o emprego apenas.
De início eu diria que a imigração está mais ligada a sua vontade em mudar seu estilo de vida.
Muito dificilmente você ficaria sem emprego aqui no Canadá. Sempre digo: aqui em Vancouver só não trabalha quem realmente não quer.
Agora pergunte a você mesmo se você está disposto(a) a enfrentar esse plano a longo prazo e abrir sua cabeça para novas experiências?
Você pode trabalhar na sua área no futuro? Sem dúvida!. Why not? – Se você for competente, se esforçar para entender o mercado e falar bem o inglês (ou francês) , eu tenho certeza que você vai atingir seus objetivos profissionais.
Se você leu este post até aqui, acredito que tenha gostado. Se gostou, me ajude e compartilhe esse post. Desta forma você estará também ajudando outras pessoas.

Um comentário:

  1. Alo Caroline.
    Amei o post ajudou me muito e limpou algumas duvidas minhas,
    e melhorou o fio de pensamento sobre o que devo fazer para poder emigrar.
    Mas sobre a moradia,onde morar nos primeiros dias, sera que existem aluguer de quartos por ai, quas tem sido os precos?

    Cumprimentos pra te eu sou de Mozambique.

    ResponderExcluir